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Redação empresarial: a diferença entre nota e parecer técnico

Revisado - Reforma Ortográfica

Não existe um modelo para esses tipos de documentos, porém há algumas recomendações.

 

Parecer técnico define-se como o documento emitido por um técnico contendo seu pronunciamento e sua opinião acerca de uma questão ou de uma situação técnica específica em relação a sua área de atuação. Não existe um modelo para este tipo de documento, porém recomenda-se que contenha os seguintes tópicos:

- objetivo: em que se introduz o assunto do documento;

- fatos: em que se explicita o atual contexto da problemática em questão;

- análise: em que se desenvolvem os objetivos do parecer, detalhando os pontos técnicos;

- fundamento legal: em que se justificam os objetivos do parecer, sob o viés das leis brasileiras;

- conclusão;

- recomendação: em que se salienta a eventual necessidade de novas avaliações.

O parecer pode ainda conter anexos, com informações adicionais acerca do produto da questão ou situação.

Nota técnica, por sua vez, é um documento de divulgação ao público, que esclarece determinados pontos duvidosos ou explicita novidades referentes a um produto ou situação. É a voz da empresa ou instituição e seu entendimento sobre o assunto. Também não possui um modelo a ser seguido, mas o ideal é incluir os tópicos de “objetivos” e “fatos” do parecer técnico juntamente com outros que, por exemplo, evidenciem novas diretrizes ou descrevam o produto, conforme for o objetivo do documento. 

Por isso, se você precisa escrever uma nota ou parecer técnico, esqueça os modelos e use seus conhecimentos de redação empresarial.

Publicado em: 20/01/2011

Autor: Bruna Moreno

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"Excelente! O material foi bem apresentado e bem claro...."

Daniel Farias - ViaQuatro

"Será muito útil para o nosso dia a dia, pois além de relembrar o uso correto da gramática, os textos..."

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