Indique este site

Habilidades e Competências

Como identificar o grau de comprometimento da sua equipe

Do latim compromissus, o termo comprometimento indica o ato de fazer uma promessa recíproca, ou seja, é sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

[VEJA TODAS]

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as novidades e notícias da Scritta.

Veja todas as Newsletter

Enquete

De acordo com o artigo “Os discursos na polêmica do novo livro didático”: Você concorda que o MEC deve defender a língua popular, ainda que com “erros”?


Já votou!     Resultados

Mural de Recados

"Eu, Manoel Jesus, quero agradecer de coração, esse maravilhoso convite, para me recadastrar, na &quo..."

Manoel Jesus, pessoa física

"Agradecimento:
O curso de redação empresarial é útil para o funcionário e para a empresa: a c..."

Moacir Laurenço de Jesus, CNAC

"Laila, achei o treinamento de Comunicação Oral e Escrita excelente. Parabéns pelo seu trabalho...."

Cleidian, Cyrela

Veja todos os recados Deixe o seu recado

Como construir uma boa apresentação de slides

Revisado - Reforma Ortográfica

O profissional que fará uma apresentação precisa cuidar da forma e do conteúdo.

Cada vez mais comuns nas salas de reunião das empresas, dos auditórios e das salas de aula, os projetores de slide têm obrigado muitas pessoas a produzirem apresentações em PowerPoint para acompanhar suas falas em reuniões, treinamentos, cursos, aulas, negociações e diversas outras situações. No entanto, poucas empresas investem em treinamentos para ajudarem seus funcionários a criarem boas apresentações em slides. E poucos sabem que a apresentação é mero recurso ilustrativo que deve ser usado como apoio. O resultado é que muitas vezes, em vez de ajudar, os recursos eletrônicos podem atrapalhar uma apresentação. 

O profissional que fará uma apresentação precisa cuidar da forma e do conteúdo.

Vamos falar de forma. Funcional e autoexplicativo, o PowerPoint é um programa fácil de utilizar e cheio de recursos gráficos, como centenas de possibilidades de layout, ferramentas de formatação e cores, sons e animações. Justamente nessa fartura de opções é que residem os maiores perigos: o excesso de informação pode confundir o público de uma apresentação.

Menos é mais. Apresentação primeiro, PowerPoint segundo.

O objetivo do PowerPoint é complementar a fala, apresentando de forma simplificada os seus principais tópicos, gráficos e imagens ilustrativas. Quanto mais simples o slide, maior a retenção do conteúdo por parte do público. Talvez o maior erro dos apresentadores seja inserir uma grande quantidade de texto na tela e ler tudo isso em voz alta. “Mas o maior e mais frequente erro que identifico nas apresentações é a falta de uma estrutura coerente de slides. Falta uma sequência planejada, articulada e coesa do conteúdo apresentado.  Todo texto, seja ele falado ou escrito, necessita de planejamento. Com uma apresentação em PowerPoint não é diferente. Mas quase ninguém faz. E só não faz porque não conhece a técnica, o caminho.  Aprender a estruturar as ideias é uma conquista para a vida toda. É possível. É fácil”, afirma Laila Vanetti, diretora da Scritta.

Além disso, bons slides devem estar harmonizados com a fala, em vez de estarem rivalizados com ela. Se os elementos visuais distraem a atenção do público, elimine-os. O excesso de texto, por exemplo, pode gerar ansiedade na plateia, que se divide entre ouvir o que está sendo dito e ler o que está escrito. Isso vale para gráficos, desenhos e fotos.

Elementos do slide

Conteúdos textuais, elementos multimídia, tamanho e tipo de letra, diagramação, cores e animações.  São muitos os elementos que devem ser considerados na hora de elaborar uma apresentação em PPT. Antes de tudo, um apresentador deve ter em mente que os slides vão ser lidos pela plateia, por isso eles devem ser legíveis e ficar expostos por tempo suficiente para que se consiga ler o que está escrito.

Use fontes de leitura fácil, como Verdana, Arial e Calibri. O tamanho deve ser de 28 a 32 para o texto e 40 para os títulos. Preste atenção ao contraste de cores, buscando facilitar sempre a leitura, e procure criar uma diagramação agradável.

Quantidade de informação por slide

Compare um slide com um outdoor. Cada tela deve ter uma assimilação fácil e rápida, por meio de mensagens curtas. O slide deve ser lido em cerca de 8 segundos. Se tiver mais que isso, ele passará a rivalizar com o orador. Por isso, o recomendado é que cada tela tenha poucas palavras e poucas linhas. O máximo de texto que um slide deve ter é sete linhas, com sete palavras cada.

Estrutura

Quando bem elaborado, o PowerPoint contribui bastante com uma apresentação. O primeiro slide, por exemplo, deve conter o título, o nome da empresa e o nome do apresentador. O seguinte deve detalhar a estrutura da apresentação, servindo como uma contextualização para os ouvintes. 

Ao longo da apresentação, crie slides com espaço aberto para perguntas − possivelmente nas mudanças de tópico − isso encorajará a plateia a participar. 

“O segredo de uma boa apresentação está no respeito ao seu planejamento e na harmonia entre forma e conteúdo”, conclui Laila.

Publicado em: 16/09/2010

Autor: Luciano Valente e Laila Vanetti

Veja os comentários (1)

  • Vote neste artigo:

Deixe seu Comentário:

[Voltar]

Destaques

Depoimentos

"Muito bom...."

Fabrícia Santos - Liberty

"Sensacional e motivante...."

Ana Paula Ribeiro - Liberty

"Bom! Poderíamos ter mais durante o ano...."

Zelaine Santana - Liberty

Veja todos os depoimentos

Twitter

  • Orkut
  • Linkedin
  • Twitter

Rua Carlos Stevenson Nº 1.180 – Bairro Nova Campinas - Nova Campinas - Campinas/SP CEP: 13092-132 Tel: (19) 3255-6742

Scritta | Cursos de Redação Empresarial - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publiweb