Introdução sobre a importância do tema

O curso é indicado para profissionais que diariamente precisam de uma linguagem eficaz para garantir a total compreensão dos textos empresariais, como: relatórios, e-mails de negócios e demais tipos de documentos utilizados no mundo corporativo. O mercado está cada vez mais exigente. Dominar a linguagem – ser compreendido e interpretar o mundo corporativo – tornou-se uma competência fundamental para profissionais de todas as áreas.Por isso, o curso tem como finalidade fazer com que cada participante compreenda a utilidade e a importância da linguagem:  utilizá-la de forma eficaz.

Objetivos do curso

– Contribuir para a atualização e capacitação do profissional que utiliza a linguagem oral e escrita no seu dia a dia.

– Apresentar e discutir estratégias argumentativas, coesivas e persuasivas para a redação de texto.

– Levar o profissional a produzir textos claros, objetivos e coesos, segundo a norma culta da língua e os padrões formais do texto.

– Desenvolver a capacidade de leitura, de percepção de inadequações e de correção dos seus próprios textos e dos textos de terceiros, visando à clareza, objetividade e persuasão.

– Produzir, ao longo do curso, textos que atendam aos interesses específicos dos participantes.

– Levar os profissionais a compreenderem o novo Acordo Ortográfico de forma lógica, consistente, rápida e prática.

– Sintetizar de forma prática e teórica as novas regras ortográficas.

– Trabalhar os conteúdos de forma séria e competente, mas com bom-humor e leveza, transformando o processo de aprendizagem em uma vivência prazerosa.

Programa do curso (temas principais que serão abordados)

A – Produção de texto

• LER x ler: como entender as entrelinhas do texto;

• Qualidades do texto: clareza, objetividade e coesão;

• Evitar jargões, gírias, oralidades e imprecisões;

• Evitar construções ambíguas;

• Implícitos, pressupostos e subentendidos;

• Clichês e senso-comum;

• Estrutura textual: e-mails, memorandos, ofícios, relatórios técnicos e demais tipos de textos empresariais;

• Estrutura do parágrafo;

• Persuasão;

• Coerência: articulação lógica das ideias;

• Coesão textual: uso de conectivos que garantem a sequenciação da frase;

• Vocabulário: uso adequado e preciso das palavras;

• E-mail é um tipo de texto?

• Cortesia textual.

B – Nossa Língua Formal

• Língua oral e língua escrita;

• Sintaxe: como produzir frases claras;

• Os erros gramaticais mais comuns;

• Algumas dificuldades ortográficas;

• Concordância: verbal e nominal;

• Regência: verbal e nominal;

• Pontuação: uso da vírgula.

C – Reforma Ortográfica

• Retrospectiva do Acordo Ortográfico;

• Qual a importância dessa reforma? Por que mudar?

• Análise dos aspectos positivos e negativos do Novo Acordo;

• Estudo das novas regras:

• Acentuação: trema e acento diferencial;

• O novo alfabeto;

• Hífen;

• Dupla grafia;

• Divisão silábica: translineação de palavras.

Benefícios para os participantes

Os participantes desenvolverão habilidades de leitura, redação e percepção de inadequações em textos, conhecerão técnicas e estratégias argumentativas e de persuasão, e saberão alinhar as ideias ao formato do texto organizacional. Desenvolverão a capacidade de identificar o que é relevante para um texto empresarial, além de consolidar o uso da reforma ortográfica.

Bônus

Fazendo a inscrição do curso presencial você ganha o curso online: O E-mail OPA (R$ 169,00). Você pode conhecer o curso clicando aqui.

A metodologia aplicada

Aula expositiva. Exercícios.

Data

26/8/2015

Carga Horária

8 horas (das 9h às 18h)

Local

Rua Texas, 610 – Brooklin – São Paulo, SP

1º lote: R$ 799,00



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