Indique este site

Habilidades e Competências

Como identificar o grau de comprometimento da sua equipe

Do latim compromissus, o termo comprometimento indica o ato de fazer uma promessa recíproca, ou seja, é sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

[VEJA TODAS]

Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba as novidades e notícias da Scritta.

Veja todas as Newsletter

Enquete

De acordo com o artigo “Os discursos na polêmica do novo livro didático”: Você concorda que o MEC deve defender a língua popular, ainda que com “erros”?


Já votou!     Resultados

Mural de Recados

"Eu, Manoel Jesus, quero agradecer de coração, esse maravilhoso convite, para me recadastrar, na &quo..."

Manoel Jesus, pessoa física

"Agradecimento:
O curso de redação empresarial é útil para o funcionário e para a empresa: a c..."

Moacir Laurenço de Jesus, CNAC

"Laila, achei o treinamento de Comunicação Oral e Escrita excelente. Parabéns pelo seu trabalho...."

Cleidian, Cyrela

Veja todos os recados Deixe o seu recado

Vocabulário Corporativo: conheça mais palavras e alavanque a sua carreira

Revisado - Reforma Ortogr�fica

Pesquisas revelam que a ascensão profissional está diretamente ligada à quantidade de vocabulário que o profissional domina.

Pesquisas recentes, como a realizada pela Johnson O’Connor Research Foundation juntamente a Paul Nation, divulgada recentemente em nosso site, revelam que a ascensão profissional está diretamente ligada à quantidade de vocabulário que o profissional domina.

Também uma pesquisa promovida pela Harvard Business School, nos Estados Unidos, revelou que, para um empregado americano subir de nível, é necessário que ele enriqueça cerca de 10% de seu vocabulário. A quantidade mostra-se, portanto, uma qualidade: quanto mais palavras dominamos, mais nos mostramos aptos a desempenhar um cargo hierarquicamente superior.

Basta pensar no dia a dia de sua empresa para estar certo de que esses dados são reais: quantos profissionais conhecemos que, apesar de terem excelente domínio técnico em suas áreas, quando precisam expor uma ideia, apresentar um trabalho ou ilustrar um conceito não conseguem ter sucesso e se perdem entre gaguejos, revirar de olhos e a conhecida frase: “eu sei, mas não sei explicar”? Agora, depois de se lembrar de vários casos como esse em seu ambiente de trabalho, reflita: quantas dessas ocorrências se deram entre os líderes, os superiores? Muito poucas ou nenhuma, não é mesmo?

A dificuldade na comunicação interna pode trazer graves consequências para uma empresa e acabar impossibilitando o desenvolvimento de projetos de grande potencial. Boas ideias podem deixar de acontecer devido às dificuldades em sua exposição. Por isso, aquele que sabe se colocar, encontrando as palavras adequadas, elaborando estratégias lógicas para demonstrar seu raciocínio e desenvolvendo metáforas e histórias para ilustrar suas ideias tende a obter sucesso e a crescer profissionalmente.

Uma posição de liderança exige uma grande habilidade para o compartilhamento de saberes e precisão nas diretivas. Um líder não pode errar ao instruir o funcionário a respeito da execução de um plano, e quanto mais palavras ele conhecer, melhor poderá fazê-lo.

A solução para um domínio amplo de vocabulário está na leitura, a principal responsável pela aquisição de vocabulário em língua nativa. Quer crescer profissionalmente? Então leia. Leia revistas, jornais, livros de ficção, não-ficções, como as biografias. Leia textos técnicos de sua área, mas não tenha medo de se aventurar por alguns dos grandes clássicos, nos quais você poderá, inclusive, conhecer a origem de algumas palavras que usamos hoje.

Uma dica: se você sente que falta tempo para a leitura, carregue sempre com você um livro. Certamente haverá uma oportunidade, seja no ônibus, num engarrafamento, na sala de espera do dentista ou até mesmo naqueles minutinhos após o almoço. E saiba que a leitura, além de ser mais prazerosa e proporcionar a aquisição de conhecimentos variados, economiza também tempo em relação às técnicas de aprendizagem consciente da língua.

E se você perdeu o gosto pela leitura, mas está convencido de que os resultados trazidos por ela serão um grande diferencial em sua carreira, siga nossa dica: comece devagar, com livros mais fáceis de compreender, mais leves e até mais curtos; vá, aos poucos, avançando no nível de dificuldade. Dessa maneira, você desenvolverá o hábito da leitura e seus efeitos serão tão recompensadores que será difícil o abandonar.

Por fim, sugerimos alguns procedimentos para potencializar a sua leitura. Lance mão deles o quanto antes e tenha boa sorte na sua jornada rumo ao sucesso:

- Quando você encontrar alguma palavra desconhecida ou que esteja sendo empregada com uso diferente daquele com o qual você está acostumado, anote-a e, assim que fizer uma pausa, vá até o dicionário mais próximo e sane suas dúvidas. Aliás, é indispensável ter sempre em mãos um bom dicionário;

- Arrisque-se, escrevendo então algumas frases simples com a utilização dessa nova palavra ou de seu significado;

- Assim que possível, inclua essa palavra numa conversa ou num texto. Quanto mais você a utilizar, mais chances terá de que ela faça definitivamente parte de seu vocabulário.

Publicado em: 02/02/2009

Autor: Thaíse Nardim

Veja os comentários (0)

  • Vote neste artigo:

Deixe seu Comentário:

[Voltar]

Destaques

Depoimentos

"Muito bom...."

Fabrícia Santos - Liberty

"Sensacional e motivante...."

Ana Paula Ribeiro - Liberty

"Bom! Poderíamos ter mais durante o ano...."

Zelaine Santana - Liberty

Veja todos os depoimentos

Twitter

  • Orkut
  • Linkedin
  • Twitter

Rua Carlos Stevenson Nº 1.180 – Bairro Nova Campinas - Nova Campinas - Campinas/SP CEP: 13092-132 Tel: (19) 3255-6742

Scritta | Cursos de Redação Empresarial - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Publiweb