pratica oficial

Prática Oficial: relatórios oficiais

O curso apresenta novas técnicas que visam a facilitar o entendimento do participante em métodos modernos utilizáveis na produção de textos oficiais, com base nas normas ortográficas do acordo ortográfico e com base nos procedimentos preconizados no Manual de Redação Oficial da Presidência da República e da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A fuga de vícios de linguagem, tais como ambiguidade, obscuridade, pleonasmo, cacofonia, prolixidade, clichês e chavões serão fartamente exercitados.

Após o básico, passamos a exercitar a comunicação oficial, considerando que a língua escrita tem a vocação para a permanência, diferentemente da língua falada, que é dinâmica, com elementos que a auxiliam (gestos, entoação). Assim, um texto oficial, por seu caráter impessoal, requer o uso do padrão culto da língua, informando com o máximo de clareza e de concisão, em todos os tipos de documentos oficiais.

Destacam-se três grandes objetivos desse curso:

O primeiro é o de desenvolver a capacidade de produzir textos oficiais de forma clara, objetiva e precisa, de modo a alcançar os melhores resultados possíveis, emanados dos textos.

O segundo é o de capacitar-se a diagnosticar seus problemas em relação à produção de textos oficiais e, a partir de então, procurar os melhores e mais eficazes remédios.

E o terceiro, por fim, é o de exercitar de forma a não ter mais dúvidas ao final do curso, da redação de todos os tipos de documentos emanados do serviço público, em especial aqueles mais comuns a seu órgão, de forma a estar capacitado a desenvolver padrões que poderão servir de base para textos futuros.

O curso é direcionado a profissionais de Orgãos Públicos que pretendem aprimorar a análise e a elaboração de textos administrativos, principalmente servidores que necessitem expressar-se em linguagem escrita, de forma clara, precisa, concisa, dentro de boas práticas e de princípios formais. Dessa forma, sejam de área técnica, administrativa, operacionais, em cargos gerenciais ou de direção, e assessores, que desejem alcançar os resultados elencados nos Orgãos Públicos.

Quer mais informações sobre esse curso? Preencha o formulário e solicite o contato da nossa equipe.

Nome: (obrigatório)

E-mail: (obrigatório)

Empresa: (obrigatório)

Telefone: (obrigatório)

Mensagem: