Você se dá bem com os seus colegas de trabalho?

Não estamos falando apenas de “amizade”, “coleguismo”, ou de educação. Mas sim do relacionamento interpessoal no trabalho, que, além do seu comportamento (e de todos os envolvidos), inclui diversos fatores, como o seu rendimento, os seus resultados, a sua visão de mercado, e a maneira com a qual você se vende – e que os clientes vendem o seu trabalho para os seus superiores.

Já parou para pensar em tudo isso?

Então, vamos refazer a pergunta:

Como está o seu relacionamento interpessoal no trabalho?

Se você está com dúvidas em relação a isso, aqui vão algumas dicas para melhorar ainda mais o seu relacionamento interpessoal no trabalho! Vamos lá:

Seja empático (e simpático!)

E aqui, novamente, não vamos falar apenas de educação. Mas para ter um relacionamento interpessoal no trabalho considerado bom, você precisa, além de ser simpático, solícito e compreensivo com os colegas e superiores, ter empatia. Entenda e respeite as opiniões do outro, suas motivações, seus sentimentos. Empatia é a peça-chave para o bom relacionamento interpessoal no trabalho em qualquer organização!

Traga bons resultados

Vista a camisa da empresa! Pense: é difícil ter um relacionamento interpessoal ruim no trabalho com quem tanto contribui para a empresa e para os colaboradores, não é mesmo? Seja assertivo. Um ambiente funcional, com proatividade, resolução prática de problemas e cheio de ideias alavanca a sua empresa em um nível que você nem imagina!

Argumente!

Se venda e venda o produto. Mas, para isso, ter bons argumentos (e saber usá-los!) é fun-da-men-tal. Se você se sentir inseguro ou não souber como argumentar e convencer clientes e superiores, nós te ensinamos bem aqui.

Pense que o seu bom relacionamento interpessoal no trabalho depende principalmente dos seus argumentos, da maneira como você se porta, e principalmente, como se vende. Como diz a especialista em argumentação e retórica, Laila Vanetti, “Contra um bom argumento, até fatos são questionáveis”.

 

E então, como você tem se saído nessas três habilidades? Precisa melhorar algo no seu relacionamento interpessoal no trabalho? Conte nos comentários! Nós vamos adorar saber.