Você tem que colocar suas habilidades de redação à prova todos os dias no trabalho? Em meio a correria do dia a dia você acha que não tem sido claro nos textos que envia para seus colegas de trabalho? 

Ter intimidade com a escrita é um dom de poucos, mas nós, meros mortais, podemos contar com algumas regrinhas que são imprescindíveis para um texto bem escrito.

Escrever relatórios e e-mails com clareza no ambiente de trabalho é essencial para evitar mal entendidos e se comunicar de maneira eficaz com a sua equipe.

Uma forma fácil de saber se o texto está compreensível é se colocar no papel do leitor, como se estivesse lendo o conteúdo pela primeira vez. Escreva, leia, releia e revise. Essas etapas são essenciais para evitar erros, frases confusas e expressões difíceis de ser compreendidas. 

Além dessa regra básica, preparei 10 itens essenciais para que você consiga redigir um texto claro e objetivo.

Conheça os 10 segredos de um texto bem escrito

  1. Tenha total conhecimento do assunto que está falando

A primeira etapa para escrever é ter pleno conhecimento do tema principal do seu texto, o propósito e o objetivo que quer alcançar com ele. Liste os assuntos principais do texto e os enumere, assim você desenvolverá a redação de acordo com esse planejamento. Isso garante maior controle sobre sua comunicação, evitando que partes importantes fiquem de fora.

  1. Utilize frases curtas e objetivas

Fazer uso de frases muito longas e que compõe vários assuntos pode confundir seu leitor. Priorize a clareza e a objetividade da frase, não faça rodeios, orações breves e simples são suas aliadas na escrita. Quanto mais longa a frase, mais informações para o leitor processar e maiores as chances dele perder o raciocínio e a clareza da mensagem que você pretende transmitir.

  1. Cuidado com a pontuação

Uma vírgula no lugar errado pode mudar todo o significado da sua redação, então tenha atenção com a pontuação. Vírgulas e pontos finais fazem parte da escrita, ajudam a organizar e dar o sentido correto da sua mensagem.

  1. Utilize a ordem direta

Para ter um texto claro, a utilização da ordem direta é essencial. Construa frases com sujeito, verbo e complemento, nessa sequência. Escolha sempre a forma mais simples para expressar a sua ideia.

  1. Exemplifique

Tornar um assunto complicado em palpável pode te ajudar a explicar de forma mais simples. Utilize comparações reais e exemplos, isso torna seu texto mais compreensível. 

  1. Evite siglas e abreviaturas

Siglas e abreviaturas nem sempre são conhecidas por todos, o que pode trazer confusão ao seu leitor. Na dúvida, procure no dicionário palavras que são de uso comum na língua portuguesa.

  1. Não repita ideias

Redundâncias na escrita tornam o texto repetitivo e cansativo. Tenha atenção aos pleonasmos viciosos que são utilizados na língua falada, eles podem comprometer o sentido do seu texto e a sua imagem profissional 

  1. Não coloque suas emoções na escrita

Não passe seu nervosismo e estresse do dia a dia para o seu texto, ao escrever, tente manter a calma e se concentrar na tarefa que está realizando. Sentimentos negativos podem gerar textos confusos e truncados. 

  1. Utilize palavras que você sabe o significado

Muitas pessoas pensam que se colocar uma palavra difícil vai fazer seu texto ficar mais “bonito” e acabam utilizando palavras que mudam totalmente o sentido do conteúdo. Utilizar palavras que você não tem plena certeza do significado é mal-entendido na certa. 

  1. Conheça o seu leitor

Saber para qual público você está escrevendo vai te ajudar a escolher palavras e expressões que proporcionem mais proximidade com o leitor. Com essa informação, é possível determinar o tema e a profundidade que pode abordar.

Esses são os segredos para escrever um bom texto, o que achou? Tenho certeza de que aplicar essas dicas no seu dia a dia vai te ajudar a se comunicar de forma mais clara e eficaz. 

É claro que, além desses aspectos, existem vários outros conceitos que podem te ajudar na hora de escrever um bom texto. Quer se tornar um expert em escrita concisa? Conheça o Redação Empresarial 3.0.