O mês de dezembro chegou e, junto com ele, as empresas começam a se organizar para as tradicionais festas de fim de ano.

Ou seja, confraternizações que tem o objetivo de comemorar as conquistas, os desafios enfrentados e o sucesso do ano que está terminando.

Festas de fim de ano na empresa

E são nessas confraternizações de fim de ano empresariais que, tradicionalmente, brincadeiras e dinâmicas são realizadas com o intuito de “quebrar o gelo”, aproximar os colaboradores e, consequentemente, fortalecer o espírito de equipe para o próximo ano.

 

Uma das brincadeiras mais tradicionais nessa época do ano, principalmente nas festas de fim de ano das empresas, é o Amigo-Secreto.

Amigo secreto na empresa

Segundo Romaly de Carvalho, consultora de carreira, especialista em etiqueta profissional e professora de etiqueta empresarial da FGV, esse tipo de confraternização é o momento de festejar os momentos vivenciados ao longo do ano.

Além disso, a consultora afirma que é importante que os participantes mantenham o alto astral e desfrutem das brincadeiras propostas durantes as festas de fim de ano. Isso porque eventos como esses são propícios para que as pessoas se conheçam, se aproximem e façam networking (dependendo do tamanho da empresa, é claro).

Claramente, não podemos negar que, nas empresas, o fim do ano é uma época intensa porque o dia a dia se torna uma verdadeira corrida contra o tempo. Os prazos vão se esgotando, fechamentos e balanços são realizados… o planejamento para o próximo ano está sendo organizado…

 

…Mas não podemos deixar de nos mantermos animados e engajados para a realização das festas de fim de ano das empresas. Afinal de contas, a equipe se mostrou tão participativa e engajada nos projetos…

 

É preciso festejar!

 

Sim!

Em relação ao amigo-secreto, muitos podem dizer “Ah, não tenho tempo/dinheiro para comprar presente para amigo secreto”, mas eu ressalto que nas confraternizações de fim de ano, o momento de troca de presentes é muito mais do que valores monetários.

É a hora de se mostrar empático, generoso, atencioso, observador e objetivado a encontrar algo que agrade o amigo secreto que você sorteou. Afinal, é incrivelmente gratificante ver o olhar “de que gostou” do nosso amigo secreto.

Sei que todos estão completamente “atolados”, mas, por mais que estejamos “a mil” com todas as preocupações, correria e ansiedade para o ano vindouro, não podemos no esquecer de dedicar um tempinho para escolher o presente do nosso amigo secreto. Sejamos criativos!

Bato na tecla: vamos comemorar e promover o amigo-secreto entre a equipe!

 

Empresa comemorando

Mas, se você ainda está receoso em relação à realização da tradicional brincadeira das festas de fim de ano da empresa…

Fique tranquilo, pois vou te dar 4 dicas incríveis para realizar um amigo-secreto bem-sucedido e organizado

 

Tenho certeza que todos os participantes vão adorar! Vamos lá?

 

1. Estabelecer tema/tipo de presente

Um boa estratégia que algumas empresas estão adotando é refletir o perfil da empresa (e de seus colaboradores) e definir um tipo de presente que combine com ele.

Aqui na Scritta, por exemplo, por sermos uma empresa de Comunicação, o tema estipulado foi livros. Então, cada colaborador presenteará o seu amigo com um livro. Além disso, para tornarmos essa brincadeira ainda mais especial, cada pessoa terá que escrever uma incrível dedicatória para o seu amigo.

2. Definir preço

Há bons anos essa dica é essencial para que o amigo-secreto seja realizado de modo bem-sucedido. Inclusive, é muito importante que o valor definido seja um consenso de todos os participantes.

Em empresas em que os colaboradores não querem gastar nenhum valor, é muito legal incentivar um amigo-secreto criativo. Por exemplo, a confecção de cartões de natal com mensagens personalizadas.

3. Lista de presentes

Principalmente para empresas maiores, onde nem todos têm contato direto uns com os outros, é fundamental criar uma lista de sugestões de presentes. Esse tipo de lista fornece um “norte” para a pessoa seguir e acertar “em cheio” o gosto do sorteado.

4. Sorteio on-line

Em muitas empresas, um grande empecilho para a realização dessa brincadeira é fazer o sorteio. Realmente, em muitos lugares as pessoas têm rotinas de horários diferentes e isso pode atrapalhar. No entanto, nos últimos anos, estão cada vez mais conhecidos os sites de sorteios de amigo-secreto.

Pois é! Basta cada participante fazer um simples cadastro na plataforma e o sorteio é feito por lá mesmo. E o melhor: não tem aquele problema de tirar o próprio nome. Inclusive, nesses sites, cada participante pode fazer sua lista de sugestões de presentes.

Amigo secreto na empresa
Você ainda não sabe o que presentear? Então, vou te ajudar com algumas sugestões da área que a Scritta mais entende. Rs!

 

Diálogos Impossíveis – esse é para o amigo secreto que gosta da Literatura Nacional. Neste livro, as crônicas de Luiz Fernando Veríssimo perseguem o absurdo que marca a existência humana.

Clarice na Cabeceira – esse é para o amigo secreto interessado, que está sempre buscando meios de ler novos textos.

Almanaque da Telenovela Brasileira – esse é para o amigo secreto noveleiro, que passa o dia te contando as cenas do último capítulo da novela favorita.

A Arte de Escrever Bem – esse é para o amigo secreto que gosta de escrever, aquele que vive corrigindo seus textos e fica esperando o momento em que você comete deslizes para corrigi-lo.

 

Presentear com livros

Brincadeiras à parte, essas sugestões são mesmo fidedignas. A Scritta conhece, aprova e indica esses livros, que diferem bastante entre si, tanto em conteúdo quanto em estilo, mas são todos de muita qualidade.

 

Enfim, a escolha do presente para alguns, é pura diversão, mas, para outros, causa certa insegurança. Independentemente de qual grupo você faz parte, a dica que dou a você é: aproveite esse momento de confraternização. Você está na reta final do ano… você trabalhou duro, conquistou tantas coisas…

 

Vamos fechar o ano com chave de ouro? Curta muito sua confraternização de fim de ano! Pense com muito carinho no presente do seu amigo secreto.

 

Boas compras! Desejamos sucesso com seus presentes, principalmente com aqueles que você ganhar! E muitas alegrias em seu amigo-secreto e durante todo o ano que se inicia!