Tenho certeza de que você já ouviu falar desses hábitos fáceis e até intuitivos, mas NUNCA colocou em prática. Não acha que passou da hora de se dedicar à sua escrita para receber elogios? 

Dessa vez você vai ler meu artigo e começar a praticar, combinado? Então vamos lá!

Para saber escrever é preciso se dedicar, não só na escrita, é preciso investir na leitura. Isso mesmo, LER! E, por isso, esse é o primeiro hábito que vamos construir aqui. 

Leia, leia e leia

Independente do assunto, leia! Seja livro, revista, artigo, notícia, e-book etc. Existem tantas possibilidades de leitura, escolha a que mais te agrada e se dedique.

Tente diversificar os assuntos e ampliar seus horizontes. Ter conhecimento em diversas áreas expande sua compreensão de mundo (nos dias de hoje, informação é poder) e pode te ajudar a desenvolver argumentos e escrever de forma mais clara e descomplicada. Além disso, investir na leitura de temas diferentes pode aumentar seu vocabulário.

Possuir um vocabulário vasto e conhecer as palavras e seus significados é extremamente importante na hora de escrever um texto, e para isso as obras de ficção e literatura são excelentes aliadas, pois possuem vocabulário amplo e diferenciado, apresentando analogias e metáforas que vão lhe dar ideias e repertório para formular textos.

Com a leitura diária você vai se familiarizar com a construção coerente de frases e pensamentos, e aprender gramática intuitivamente. 

Transforme a leitura em um hábito diário e permanente, dedique ao menos 30 minutos do seu dia para isso. Leia pela manhã, após o almoço ou antes de dormir, independente do horário, leia!

Pratique a escrita

Não basta ler, é preciso praticar! Já ouviu o ditado “A prática leva à perfeição”? Essa é a mais pura verdade, principalmente se tratando da escrita. Para escrever bem é preciso conhecimento e técnica, e como adquirir isso? Fazendo e estudando!

Seu objetivo é melhorar a escrita? Então escreva, fale sobre assuntos do cotidiano, crie um blog, faça cartas de amor, e-mails corporativos, artigos sobre sua área, relatórios etc., o importante é treinar e fazer da escrita uma parte importante do seu dia.

Pense: qual seu objetivo em melhorar sua escrita? Seria escrever melhor e transmitir a imagem de um profissional competente? Está errando demais e levando “puxões de orelha” dos seus gestores? Possuir clareza sobre seu objetivo vai, sem dúvida, te motivar.

A escrita é uma ferramenta, um meio para você alcançar um objetivo. Em nossa sociedade atual, quem não faz um uso adequado dessa ferramenta não comunica bem, não compreende argumentos e instruções e encontra dificuldades em subir na carreira.

Por isso, como já disse, escolha o tipo de produção escrita com que você mais se identifica e coloque a mão na massa! Faça disso um hobby divertido!

Ao exercitar sua escrita você poderá formar frases mais coerentes, estruturar seus argumentos e utilizar a pontuação de forma adequada. 

Seja curioso, pesquise e tire dúvidas

Quando você tem uma dúvida o que você faz? Pergunta ou pesquisa o assunto? Parabéns, é isso mesmo que você precisa fazer!

Exercite a sua curiosidade e não fique com dúvidas. Não sabe sobre o assunto? Pesquise. Tem dúvida de ortografia? Procure no dicionário. Não deixe de escrever sobre algo porque não sabe, hoje em dia é tão fácil realizar uma pesquisa e estudar, não é mesmo?

Leia em voz alta

Lembre-se que você está escrevendo para alguém, então certifique-se de que o texto está claro e coerente. Para isso tenho uma dica infalível! Leia em voz alta!

Ao ouvir o texto, você consegue perceber o que pode estar confuso e melhorar a forma de escrever, tornando o conteúdo mais compreensível e leve.

Esse é mais um hábito essencial para aprimorar sua escrita, não deixe de realizar essa tarefa ao terminar de escrever um texto.

Peça feedback

Esse é um item que muitas pessoas têm medo ou vergonha, vença isso! Pedir para outra pessoa ler o seu texto e dar uma opinião é uma ótima forma de saber o que pode melhorar na escrita. 

Ter uma visão de fora, de uma pessoa que não tem conhecimento do assunto que você escreveu, mostra se o texto está compreensível para todos os públicos. 

Não tenha vergonha, todos nós temos muito a aprender e podemos ajudar uns aos outros. Mas é importante destacar, não fique chateado ou bravo se o leitor do seu texto fizer críticas, saiba ouvir e absorver de forma positiva. 

E agora? Vai tornar essas dicas um hábito? Escrever bem depende de você! Gostou? Acha que vai te ajudar? Além dessas orientações posso te mostrar muito mais!

Já conhece o Redação Empresarial 3.0? Então você precisa conhecer! Esse é um curso on-line que eu preparei focado a te ensinar a escrever de forma clara e objetiva para influenciar e alcançar resultados. Vamos aprimorar sua escrita? Vem comigo!