Comunicação Clara: Você sabia que a sua AUSÊNCIA pode arruinar a imagem da sua empresa?

Você já viu isso no seu próprio dia a dia. Já é um clássico: toda oferta boa demais para ser verdade vem acompanhada de notas de rodapé. Sabe do que estou falando?

Fora Asterisco - Comunicação Clara

Aquela oferta ótima, com condições imperdíveis. E um pequeno sinalzinho… Às vezes um asterisco, às vezes um numerozinho… Que normalmente modifica completamente o sentido daquela frase!

Então, são sim 3 meses grátis – mas apenas dentro de determinadas condições (curiosamente, que na maior parte das vezes não nos encaixamos!). Quantos problemas isso pode causar para nós?

Normalmente, o que a empresa deseja que o cliente veja está em letras garrafais, enquanto as informações “menos convenientes” estão no cantinho, escondidas, anunciadas apenas pelo pequeno sinal.

E, dessa forma:

  • Os preços especiais são apenas entre as 8h59 e às 9h01 do domingo;
  • As tarifas gratuitas não cobrem nem mesmo os serviços mais básicos; 
  • A oferta não cobria outras taxas previstas.
  • E assim por diante.

Ou seja, compramos, como se diz por aí, gato por lebre!

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio – Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com

Isso não é uma comunicação clara. É uma comunicação conveniente para a empresa e inconveniente para o consumidor. Mas quais são as consequências disso?

Em curto prazo, a empresa pode até conseguir mais vendas. Muitas pessoas vão se interessar e, sem se preocupar em investigar as letras pequenas, vão confiar e adquirir o produto ou serviço.

Em médio prazo, entretanto, começam a surgir os problemas: alguns clientes não haviam visto que a promoção durava apenas um período. Outros, não haviam se atentado às taxas adicionais e agora a conta veio muito maior do que esperado. Insatisfação e revolta dos clientes… perda de tempo e recursos da empresa.

Mas o problema real está é em longo prazo. Porque isso vai minando a autoridade da empresa. Os clientes se sentem enganados, e assim consideram a empresa enganadora, aproveitadora, oportunista. É realmente essa imagem que você quer projetar para seus consumidores?

 

Dessa maneira, a imagem da sua empresa pode ser arruinada por um erro de comunicação.

Todos esses problemas e dificuldades pelos quais seus clientes passam poderiam ser evitados se houvesse uma comunicação clara, eficiente e assertiva. Dessa forma eles sabem exatamente o que estão contratando, por quanto tempo e com quais taxas. Concordam comigo?

Diante de todos esses questionamento, o mês de abril iniciou com uma campanha da Nubank: #AsteriscoNão.  Pois é, no dia 1 de abril, conhecido como dia da mentira, a Nubank trouxe uma campanha que prezava a favor da clareza e da transparência na comunicação das empresas. Para que com isso empresas se posicionem de maneira clara e honesta e os clientes entendam exatamente a oferta.

 

Fonte: https://blog.nubank.com.br/asterisconao/

 

Talvez, em curto prazo, os números fossem um pouco menores? Existe essa possibilidade. Mas os que estão sendo cortados são aqueles que ficariam infelizes, se sentiriam enganados. E que, com isso, levariam a reputação e a autoridade da sua empresa para o chão.

Quem vai ficar, quem vai adquirir seu produto a partir de uma comunicação clara são as pessoas que vão ficar muito felizes com seu produto ou serviço. São as pessoas que vão indicar você para seus amigos. Que vão falar bem de você nas redes sociais.

Esse é o poder da Propagação, o melhor Marketing de todos os tempos!

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio – Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com

 

Uma comunicação clara e eficiente, é a fórmula secreta das empresas. Isso porque ela te conecta com os clientes que precisam do seu produto e serviço. Que vão ficar felizes de te contratar e trazer muitos outros com ele. E, com isso, sua empresa vai se tornando cada vez mais uma referência

…uma verdadeira Autoridade.

 

Você cresce cada vez mais junto com seus clientes, e não às custas deles. Sua empresa tem um impacto bom na vida deles e na sociedade em geral.

E tudo isso começa… com uma comunicação clara.

Quer aprimorar sua habilidade de comunicação? Conheça nosso novo curso: Redação Empresarial 3.0.