Administrar a comunicação de um pequeno negócio com cinco ou seis funcionários é relativamente fácil, pois o dono interage com poucas pessoas e geralmente tem contato direto com a sua equipe. Então, se algo dá errado, o líder já está lá, conversa com seus colaboradores e tudo se resolve lá mesmo.

 

Parece simples e perfeito…

Ah, se todas as empresas fossem assim, pois dessa forma, grandes problemas de comunicação seriam evitados…

Porém, à medida que aumenta o número de funcionários de uma organização, mais complexo fica o relacionamento entre as equipes. Uma vez que, mais etapas são criadas entre as pessoas e todos ficam suscetíveis a confusões e mal-entendidos e, com isso, grandes problemas de comunicação acontecem.

O problema é a nossa humanidade. Se fossemos robôs, seria mais fácil: reproduziríamos com precisão tudo o que foi repassado. Mas, infelizmente ou felizmente, não funciona assim com a mente humana.

 

Nossa imaginação é fértil e nossa interpretação dos fatos distorcida e estamos cheios de boas (ou más) intenções que alteram o rumo das coisas e da vida alheia, não é mesmo?

Para piorar, somos “seres emocionais”. As emoções afetam nossas percepções e ameaçam nossa estabilidade nas ações e tomadas de decisão, o que causa deformação no modo como encaramos problemas, relacionamentos e situações do cotidiano.

 

Por isso, um dos grandes desafios de liderança é saber o que se passa no interior das pessoas.

Quais são seus medos? O que estão planejando ou imaginando? O que estão omitindo? Por que não estão sendo sinceras e por que não se posicionam sobre determinado assunto?

Não adianta reclamar, ainda não tem como ler a mente de ninguém! Rs!

E não é só isso! A sociologia já provou que indivíduos isolados agem de maneira diferente quando participam de um grupo. Os “times” não são necessariamente a soma das individualidades, mas se comportam de maneira singular, muitas vezes de forma imprevisível.  Afinal, um torcedor solitário de um time de futebol em casa se comporta de uma forma diferente de quando está na companhia de 20 mil torcedores fanáticos. As coletividades possuem uma dinâmica própria e instável que se diferem das ações dos sujeitos isolados.

E seu time é um grupo heterogêneo, tenha certeza disso. Cada pessoa lá dentro é diferente da outra.

No mundo contemporâneo, há muita diversidade de pensamento, valores e culturas. Ou seja, não somos uma massa homogênea.

 

Então, isso significa que em uma grande corporação, que abriga 30 mil funcionários, também é a casa de 30 mil cabeças pensando ao mesmo tempo e tentando falar uma linguagem comum. No entanto, é nesse momento que grandes problemas de comunicação surgem.

 

Essa é a questão principal! Todas as pessoas precisam falar a mesma língua e grandes problemas de comunicação não podem ocorrer!  

 

Porém, sinto te dizer que é impossível, uma vez que todos têm backgrounds tão distintos. Um processo de tradução real time é impraticável, então você precisa alfabetizar seus colaboradores em uma linguagem empresarial única para que, dessa forma, grandes problemas de comunicação sejam evitados ao máximo.

E é para isso que a Redação Empresarial Moderna existe. Não é apenas para fazer os seus colaboradores escreverem melhor, mas sim para ajudá-los a falar a mesma língua”.

Existe um mito corporativo que diz que quando o presidente de uma empresa elabora e transmite um comunicado, os colaboradores assimilam exata e precisamente o teor da mensagem.

 

Nada pode ser mais distante da verdade porque as pessoas naturalmente distorcem tudo o que ouvem, muitas vezes sem intenção de fazê-lo.

Mas fique calmo, pois é possível harmonizar seus vários colaboradores! Sim! Só que é necessário a precisão de um verdadeiro maestro.

Portanto, a tarefa dos gestores e profissionais de RH é parecida com um maestro: tentar minimizar os grande problemas de comunicação, fazendo com que todos os colaboradores toquem em sintonia. Em outras palavras, é administrar uma orquestra com milhares de instrumentos sob a mesma melodia e ritmo.

Uma tarefa para um grande maestro, não é?! E você, está habilitado?

Se a tarefa parece grande demais para você, nós podemos oferecer o guia. Nós podemos oferecer para você Redação Empresarial Moderna, a verdadeira “Rosetta Stone” do mundo dos negócios.

Quer saber mais sobre o “Redação Empresarial Moderna?”

Clique aqui e descubra como afinar a composição da sua equipe.