O que você espera de um bom profissional? Competência, proatividade, agilidade, pensamento crítico, excelentes habilidades de comunicação oral e escrita e o que mais?  

Sempre bato nessa tecla, o bom profissional precisa dominar três habilidades do futuro: LER, ESCREVER e REVISAR. Hoje vou falar sobre o LER, não perca os demais “capítulos”!

As exigências do mercado de trabalho atual são gigantescas, não é verdade? Mas muitos profissionais pecam em um dos aspectos mais básicos que é… Ler!

O que é ler para você?

Muitas vezes usamos essa habilidade no automático, não é mesmo? Em uma passadinha de olho, processamos o texto rapidamente e continuamos a nossa rotina.

Esse é um problema enraizado em muitos profissionais hoje em dia: não param para interpretar o texto e acabam se queimando pela falta de atenção. 

Alguma vez você já precisou ler o mesmo trecho do texto várias vezes para conseguir entender o que está escrito? Ou leu um texto, entendeu errado o que estava escrito e respondeu algo que não tinha nada a ver com o contexto? E que esse pequeno erro resultou? Confusão, no mínimo!

Nós desaprendemos a LER. Aí você me pergunta, “mas Laila o que é esse LER com letra maiúscula de que você está falando”? LER é conseguir entender as entrelinhas do texto, saber interpretar, compreender as palavras e pontuações.

Existe o ler (com minúsculas) e LER (com maiúsculas). O primeiro ler é uma leitura superficial e automática, que não gera resultados. É ficar no raso e não se aprofundar.

O segundo LER é ter um pensamento crítico e questionador ao interpretar um texto, e não aceitar os padrões já impostos pela sociedade. LER é utilizar o nosso conhecimento para entender o que está escrito e tirar nossas próprias conclusões.

A leitura é um processo complexo e intenso de interpretação e compreensão, é fazer perguntas direcionadas.

Vou te propor uma coisa… Tente voltar no tempo e se lembrar de como você era aos 4 ou 5 anos, você não era questionador? Por que disso? Por que daquilo? E por aí vai, não é verdade? 

Ao interpretar um texto pense nessa criança e faça perguntas direcionadas, porque essa palavra? O que ela significa? Qual é o sentido dela no texto? E por aí vai…

Direcione suas perguntas aos termos e palavras do texto, entenda o contexto do que está escrito, pense e tire suas conclusões.

As grandes melhorias e progressos na sociedade só foram feitos porque alguém parou e fez perguntas do tipo: “ok, por que as coisas são assim? Podemos melhorar isso?”

Na empresa é a mesma coisa! O profissional precisa saber ler e fazer as perguntas certas. Apenas dessa maneira pode-se aprimorar processos, gerenciar melhor as tarefas e propor inovações! Tenha certeza de que a habilidade de LER e fazer essas perguntas direcionadas vão fazer a diferença para quem deseja subir na carreira.

É preciso saber LER para ESCREVER! Por que você lê? Para ter mais informação? Para ter mais argumentos na hora de escrever e defender suas ideias? Pense!

Além disso, o LER vai te ajudar a entender o que está implícito no texto. O implícito é o que está escondido em meio às palavras, posso te dizer que é uma bela de uma indireta!

Será que você pratica o ler ou LER? Reflita!

O que achou deste conteúdo? Ele faz parte de uma metodologia que eu criei para ajudar profissionais de diversas empresas a se comunicarem de forma eficaz.

No Redação Empresarial In Company, abordo três pontos imprescindíveis para todo profissional que são: LER, ESCREVER e REVISAR.

Você sabe o que é LER. Mas o que é preciso para ESCREVER? Se liga que no meu próximo artigo falarei do segundo ponto  essencial para sua carreira. E ainda falarei do REVISAR (tudo com maiúsculas, hein?)

Mas já vou te dar um gostinho do que vamos falar, ok? Para ESCREVER é preciso ter conhecimento sobre o assunto que deseja abordar, planejar o que será escrito, organizar as ideias e os argumentos. Mas como fazer isso de forma simples? Vou falar disso e muito mais semana que vem!

Depois de LER e ESCREVER vem a hora de REVISAR. Mas não é só uma revisão gramatical. O REVISAR inclui gramática, mas vai além disso. Esse vai ser o último capítulo dessa “minissérie” em que vou revelar dicas sensacionais para você.

Quer levar esse treinamento para a empresa que você trabalha? Entre em contato comigo, acesse e saiba mais.