De quais competências um profissional precisa para ocupar um cargo de liderança? Muito se fala sobre isso no mundo corporativo e empresarial, mas, afinal de contas, o que são essas competências? Para que elas servem? Todos as possuem?

Vamos começar pelo início… Você sabe o que é “competência”? O termo competência é um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que os colaboradores desenvolvem para executarem determinadas tarefas e missões, e, também aprimorarem o próprio desempenho profissional.

Agora vamos lá, quais são as competências necessárias para liderar com sucesso e gerenciar com qualidade?

Bom… Vou contar algumas delas para você, pois existem muitas competências envolvidas para que seja alcançado o tão esperado sucesso.

 

  • Empatia

 

Ser empático é uma escolha. E uma escolha vulnerável, porque, para se conectar com o outro, você precisa, antes, se conectar com algo dentro de você que se assemelhe ao que o outro sente.

Parece difícil, não é? Mas, você deve saber que a razão por trás da empatia é o que te levará a alcançar o tão esperado sucesso.

Quando você decide ser empático, você começa a se colocar no lugar do outro – seja ele um colaborador, um cliente, um concorrente – e começa a entender a dor, as emoções, as frustrações, os sonhos dele e, a partir disso, você estabelece uma conexão.

Ser empático é sentir como o outro e demonstrar que ele não está sozinho na caminhada. É responder: “Você não vai dar conta? Em que posso ajudá-lo? Também estou atarefado, mas posso te ajudar!”

Ao estabelecer essa ligação com o outro, você gera um contato inspiracional e, como consequência, o crescimento da empresa como um todo.

 

  • Percepção auditiva

 

Essa característica está diretamente relacionada à empatia, porque é por meio dela que você, líder, gestor, entende as necessidades do mercado da sua empresa, do cliente, da sua equipe e suas. E a melhor forma de entender todas essas necessidades é ouvindo. 

 

  • Capacidade investigativa

 

Após aprender a ouvir, de maneira empática, todos os eixos – clientes, colaboradores, mercado – é primordial investigar os pontos de sucesso e de falha da empresa, para, em seguida, apresentar uma solução verdadeiramente eficaz.

Um líder de sucesso precisa estar sempre atento e buscar por inovações para o seu ambiente de trabalho, identificar as tendências de desenvolvimento do setor, antecipar os obstáculos e desenvolver planos para solucioná-los e impulsionar a empresa, com uma visão de futuro atrativa e realista. 

 

  • Ser organizado

 

A organização é a chave para uma equipe bem-sucedida. Um líder organizado mantém uma equipe organizada. Um gestor precisa desenvolver a capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo.

Ter uma agenda organizada, saber as informações de seus clientes e funcionários é um modo de mostrar comprometimento e engajamento.

 

  • Iniciativa

 

Uma das principais características de quem se destaca no ramo empresarial é a iniciativa. Estar de frente para um problema e em sintonia com a capacidade investigativa, encarar o problema com soluções inovadoras e desafiadoras, pensando criativamente nos mais diferenciados setores, e usar os conhecimentos existentes para desenvolver novas formas de trabalho, mutuamente benéficas. 

 

  • Trabalho em equipe

 

Saber trabalhar em equipe é fundamental, a começar pelo líder, que deve estabelecer contato e parceria para que o trabalho seja desenvolvido com mais qualidade e rendimento. Vale ressaltar aqui que, com essa habilidade, é possível promover também o trabalho interdepartamental e relações com outras organizações. Essa capacidade está intrinsecamente ligada com a próxima habilidade.

 

  • Reconhecimento da equipe

 

Uma equipe que recebe feedback positivo constante de seus trabalhos é uma equipe mais engajada e alinhada aos objetivos da empresa. Essa estratégia promoverá também a persuasão do líder sobre a sua equipe., uma vez que os colaboradores sentem mais confiança nele. E toda a fonte de sucesso começa com a comunicação. 

 

  • Boa comunicação

 

Ser capaz de compartilhar, de maneira clara e objetiva, é característica básica de quem quer alcançar o sucesso dentro da empresa.

Uma comunicação de qualidade gera um trabalho colaborativo mais eficiente e envolve diversos crescimentos, incluindo parcerias e criando alianças. Então, para escrever relatórios, e-mails e demais textos corporativos que sejam capazes de despertar o interesse do outro e, mais do que isso, de garantir os o feedback que você tanto espera, é necessário que você tenha um pensamento estruturado, organizado, para poder compartilhar e transmitir, de maneira clara e objetiva as informações para a equipe, efetivando, de fato, o processo comunicativo.

E a comunicação eficaz não se restringe ao fato de transmitir uma mensagem objetiva, clara e gramaticalmente correta. A essência da eficácia está na compreensão do outro. 

Essas são algumas das muitas competências que, certamente, levarão você a alcançar os seus objetivos. E se você chegou até aqui, significa que você possui duas dessas características descritas acima: iniciativa e capacidade investigativa. 

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