O início de um novo ano sempre nos motiva a melhorar, a fazer coisas novas, traçar planos, focar na carreira, etc. Poder recomeçar é uma sensação maravilhosa, mas precisamos mesmo estar dispostos a ser e fazer coisas diferentes.

Estou aqui para perguntar… Você já fez o planejamento de 2020 para a sua carreira? Começou a se programar? Não? Então, sugiro que você faça agora mesmo!

Por quê? Definir objetivos e metas nos ajuda a manter o foco e esforço para alcançar nossos planos. E aí, o que você está disposto a fazer para crescer profissionalmente esse ano?

Sair da zona de conforto é essencial para a sua evolução profissional e também é um diferencial no mercado de trabalho.

Conheço bem o ditado que diz “Se conselho fosse bom, vendia”, mas também sei que quem se preocupa com o outro dá conselhos mesmo assim, por isso quero te dar alguns conselhos para 2020. Tenho certeza de que eles vão fazer a diferença no seu planejamento.

 

Saiba quais são seus objetivos

Primeiro de tudo! Sem um destino em mente, ninguém vai a lugar algum. Você sabe o que quer para a sua carreira? Quais são seus sonhos? Que metas ficaram pra trás? Quais planos não funcionaram? Faça um balanço do ano passado e concentre-se em imaginar qual vida você gostaria de ter.

É muito importante separar um momento para o autoconhecimento. Quem conhece a si mesmo sabe o que quer, você não concorda?

Esse é o primeiro passo para traçar seus objetivos profissionais!

Além disso, você tem conhecimento das etapas e conhecimentos dos quais você precisa para alcançar a posição que almeja? Sabe o que o mercado espera de um profissional na posição que deseja alcançar?

Se você não tem as respostas para essas questões está na hora de pensar no seu futuro e estabelecer seu foco profissional, não acha?

 

Coloque seus planos de carreira no papel

Primeira coisa, tire as ideias da cabeça e coloque no papel, planilha do excel, planner, calendário, o que achar melhor, mas escreva e deixe à vista!

Escrever vai te proporcionar uma visão ampla e te ajudar a organizar seus objetivos. Leia sempre e anote quais você já metas já alcançou e o que falta para alcançar as outras. Dessa maneira, você consegue gerenciar em que pé estão seus objetivos e onde você precisa se movimentar e agir.

 

Não se engane

É isso mesmo, não fantasie coisas, tenha certeza do profissional que é! Você se subestima? Ou se superestima demais? Você sabe quais são as suas qualificações reais? Qual valor você pagaria pelo seu trabalho? 

Pense bem nisso, o seu trabalho vale o que você ganha? A forma que nos vemos em geral é mais favorável do que a forma que somos percebidos pelos outros. 

Por isso, faça uma auto-análise realista sobre si mesmo e tenha certeza que não está superestimando suas habilidades, com isso você também poderá ver o quê precisa melhorar e aperfeiçoar para alcançar seu objetivo profissional. 

 

Inglês ou especialização?

Ser fluente em inglês com certeza vai te dar muita vantagem no mercado de trabalho! Esse item ainda é uma das principais deficiências nos profissionais brasileiros. Nesse caso, se você ainda não domina o idioma, seria melhor focar nessa qualificação primeiro. 

Agora, se você já tem esse diferencial e está pensando em iniciar outra atividade, seja ela uma graduação, especialização ou curso técnico, verifique se ela se encaixa no seu plano de carreira e se realmente vai fazer a diferença na sua vida profissional. 

 

Se mantenha atualizado

Mesmo que você acredite já ter todas as qualificações para alcançar seu objetivo, é importante se manter sempre atualizado com as novas tendências de mercado, incluindo as exigências em relação ao nível de conhecimento, qualificações e experiências que os profissionais da área precisam ter. Sem esse item você corre o risco de se tornar obsoleto sem perceber, e você não quer ficar parado no tempo, não é?

Ninguém sabe de tudo, mas estar em constante aprendizado e desenvolvimento vai te proporcionar uma grande vantagem na corrida profissional.

 

Domine o Português

Já falamos do inglês, mas e o português? Adianta ser fluente em inglês, mas não saber se comunicar corretamente em português, a língua que usamos diariamente?

Passar ideias com clareza, saber interpretar textos escritos e orais e expressar as ideias com propriedade e persuasão são capacidades raras e um diferencial valioso.

Você domina o português corporativo e se comunica de forma eficaz? Essa é uma qualificação essencial para todos os profissionais alcançarem sucesso, e de comunicação eu entendo!

E aí? Vamos alavancar sua carreira? Vamos alcançar seus objetivos profissionais? 2020 pode ser o seu ano, basta manter o foco e investir em conhecimento! Conheça meu curso de comunicação empresarial.