Muita gente me pergunta o que é Redação Empresarial. Entre muitas e muitas coisas, um aspecto importantíssimo da Redação Empresarial é o gerenciamento de informações.

Tenho certeza que você, como profissional de uma empresa, passa boa parte do seu dia gerenciando informações.

Pense em um dia comum, você:

  • Envia e recebe dezenas (e até centenas!) de e-mails diários;
  • Conversa durante horas no telefone;
  • Escreve relatórios;
  • Coordena reuniões em que muito conteúdo deve ser compartilhado com seus superiores, seus colaboradores e, até mesmo, clientes.

Quem nunca se sentiu assim no expediente?

Nessa nossa rotina tão corrida, muitas vezes temos a sensação de que recebemos e enviamos e-mails que poderiam ter sido redigidos de forma mais clara, objetiva e direta, não é mesmo?

Isso é um sinal clássico que a comunicação é falha, afinal, a maior parte das mensagens são enviadas de forma impessoal e com uma carga de imprecisão considerável, afetando a recepção e o entendimento da informação que se pretende transmitir.

Graças às técnicas de Redação Empresarial, temos ferramentas funcionais que nos orientam na transmissão de mensagens, neutralizando mal-entendidos ou deformações das mensagens.

E como funciona?

Bem, é bastante simples!

Quando você vai escrever um texto objetivo ou quer resumir o tópico de um comunicado, podemos utilizar informações que respondam aos Seis Elementos Básicos presentes em todos os tipos de comunicação.

Vou listar cada um dos seis elementos com um exemplo, para você entender bem como funciona. Vamos lá?

– O QUE ACONTECE (Evento principal):

Reunião.

– QUEM ESTÁ ENVOLVIDO (as pessoas que estarão lá):

O departamento de marketing e vendas, Geraldo (o gerente) e Carmen (A supervisora).

– ONDE ACONTECE (situar o evento no espaço):

Sala de reuniões 12, bloco B.

– QUANDO ACONTECE (situar o evento no tempo):

Terça-feira, dia 23/11, das 14h às 16h.

– COMO ACONTECE (de que maneira o evento acontecerá):

Por meio da coordenação do diretor, o Sr. Carvalho, com sugestões e análises da equipe de vendas no final do encontro.

– POR QUE ACONTECE (a razão do evento):

Discutir o orçamento do ano que vem.

Essas são todas as informações minimamente necessárias para a compreensão de um e-mail interno ou qualquer outra comunicação. A simplicidade é a chave do sucesso aqui, pois quanto menos elementos – para tirar a concentração do leitor do que realmente é importante -, melhor.

Eu, pessoalmente, gosto de comparar um bom texto informativo a um ovo. A ideia principal é a gema (a essência) e ocupa o centro. A clara representa os dados acessórios, o conteúdo secundário. Os seis elementos citados acima representam a gema, ou seja, ajudam você a organizar a sua própria linha de raciocínio, distinguindo os fatos importantes dos elementos acessórios e opcionais.

O “truque” do texto bem redigido, usando técnicas de Redação Empresarial , é conseguir resumir em poucas linhas a ideia central do que se quer comunicar.

Quando divagamos e perdemos o foco daquilo que precisamos passar, a possibilidade de haver ruído de comunicação do “outro lado da linha” é grande. Quando isso acontece, você terá o retrabalho e muita dor de cabeça para “explicar o que já havia explicado

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