Muito se fala sobre as qualidades que um bom profissional precisa ter, não é verdade? Um profissional precisa ser pró-ativo, responsável, criativo etc.

Mas quais habilidades de comunicação esse bom profissional precisa ter? Falar bem, LER bem, ESCREVER bem e o que mais? Vou te contar o que todos esquecem de mencionar… Um bom profissional precisa saber REVISAR bem.

Essa é uma característica imprescindível para todos, afinal, erros de português hoje em dia não são mais aceitáveis, principalmente com a facilidade que possuímos com a internet.

Este artigo é último de uma “minissérie” que preparei para que você possua as principais habilidades de comunicação exigidas pelo mercado de trabalho. Nos artigos anteriores, falei sobre as habilidades de LER (veja o artigo) e ESCREVER (veja o artigo), sempre com letras MAIÚSCULAS, lembra? 

O REVISAR também deve ser maiúsculo, vou te explicar o porquê. Revisar com minúsculo é aquela revisão que as pessoas fazem somente para captar erros de digitação ou grafia das palavras. 

O REVISAR com maiúscula é muito mais que isso:

  • conferir se a concordância está correta; 
  • acrescentar alguma informação para o texto ter sentido; 
  • verificar se existe coerência;
  • analisar argumentos e informações estão organizados da melhor forma. 

A hora da revisão é a mais importante em um texto, sabia? É neste momento que você verifica se tudo o que escreveu vai fazer sentido para o leitor, se existem palavras e frases que podem melhorar ou serem mais claras. É a hora de “costurar” o texto, entende? 

Amarrar as informações para que ele seja objetivo e leve o conteúdo da maneira certa para o seu interlocutor. 

É isso mesmo: REVISAR não é só verificar se o português está correto, é entender o que o texto precisa e organizar as ideias que já foram escritas. 

Quer entender melhor? Então vem comigo…

  • Amarre seu texto: pense quais informações são mais relevantes e coloque-as primeiro, costure as frases de forma que elas se completem e façam sentido, crie uma ordem de raciocínio; 
  • Leia, LEIA e RELEIA: você precisa LER seu texto várias e várias vezes e verificar se ele está passando a informação de que precisa;
  • Coerência e Concordância: Estas duas palavras fazem a diferença no seu texto. Verifique se existe coerência (ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias) e concordância (modo em que se organiza uma frase conforme os demais termos) das frases e palavras;
  • Agora sim, verifique a grafia das palavras e se existem erros de digitação.

Fácil não é? É só seguir esses passos que você vai se tornar um profissional completo em comunicação. Percebeu como LER, ESCREVER e REVISAR estão ligados um ao outro? Todos estes elementos fazem parte da comunicação eficaz. 

A comunicação que se expressa de forma clara, objetiva e que traz resultados. Mas é claro que além do LER, ESCREVER e REVISAR existem muitas outras características que podem te tornar um profissional expert em comunicação corporativa e empresarial. 

Em meus cursos In Company, ajudo profissionais do mercado a desenvolverem todas as habilidades de comunicação. Aposto que na empresa que você trabalha existem muitos profissionais que possuem dificuldades nessa área, não é verdade?

Ministro treinamentos há mais de 18 anos em empresas de diversos segmentos e me deparo com muitas pessoas que ainda não desenvolveram esse tipo de habilidade. A boa comunicação é uma qualidade muito deficiente no mercado de trabalho e por isso profissionais que dominam a comunicação são tão requisitados hoje em dia.

Você acha que, para a sua equipe, ou para os colaboradores da sua empresa, esse treinamento seria a solução? Então, vamos conversar!