Sempre que chegamos em dezembro surgem várias pesquisas de termos e palavras mais utilizadas durante o ano e com elas podemos entender quais são as curiosidades das pessoas e que tipo de conteúdo chama a atenção do público em geral. 

Eu particularmente adoro ler essas pesquisas e pensar o que leva as pessoas a buscarem certas informações e você? Fica pensando o que levou as pessoas a buscarem esses termos na internet?

Vou compartilhar com você os termos e palavras que mais me chamaram atenção nas pesquisas de ano. Quer ver?

 

Buraco Negro

Buraco Negro

Nesse ano, pela primeira vez na história, a imagem de um buraco negro foi revelada, sabia disso? Os cientistas comemoraram muito, já que o campo gravitacional de um buraco negro atrai tudo o que está em volta para o seu interior, o que dificulta a captação de imagens desse fenômeno da natureza. Na imagem, podemos ver um enorme círculo negro no centro de uma galáxia.

Para a astronomia, o buraco negro é região situada no espaço-tempo e definida por possuir um campo gravitacional tão intenso que atrai para o seu interior tudo aquilo que o rodeia, inclusive a radiação ou a luz, ou seja, nada consegue escapar.

É intrigante, não acha? Já imagino o motivo de ter sido um termo tão pesquisado nas ferramentas de busca on-line.

 

Burnout

Essa palavra também foi muito utilizada em 2019, afinal foi um ano com muito trabalho e, até cansativo, apesar de sentirmos que ele passou voando, não é mesmo?

A Síndrome de Burnout, ou simplesmente Burnout, é definida como um distúrbio psíquico causado pelo excesso de trabalho e que pode levar à exaustão extrema, estresse generalizado e esgotamento físico.

Trabalhar em excesso não faz bem para ninguém, não é mesmo? Preste muita atenção nesse termo e tente passar bem longe dessa síndrome!

 

Sextar

Percebeu que surgiu um novo verbo na língua portuguesa? Eu sexto, tu sexta, nós sextamos!

Brincadeiras à parte, tem algum dia da semana que deixa as pessoas mais felizes do que a sexta-feira? Desconheço!

2019 foi o ano em que sextar foi muito usado e parece que veio para ficar! Sextar é uma palavra nova muito utilizada em contextos informais para anunciar e comemorar o início do fim de semana ou a chegada da sexta-feira. 

Vamos sextar amanhã?

 

Lacrar

Em 2019 também encontramos um novo significado para o verbo lacrar! O termo literal significa fechar algo com lacre ou fechar uma carta. 

Mas, agora a palavra lacrar é utilizada para indicar que alguém “arrasou”, se saiu muito bem ou terminou uma discussão sem deixar opções para respostas.

E aí? Como foi o seu ano de 2019? Lacrou?

 

Biscoiteiro

Até o coitado do biscoiteiro entrou na roda! Nesse ano, o biscoiteiro deixou de ser aquela pessoa que faz biscoitos, e se tornou um termo que é utilizado para definir alguém que quer chamar atenção!

Tenho certeza que você conhece algum biscoiteiro ou biscoiteira! É aquela pessoa que faz tudo para aparecer, para receber elogios ou curtidas em postagens nas redes sociais.

Essas foram as palavras que mais chamaram a minha atenção, o que você achou?

Agora o papo é sério: 2019 está chegando ao fim. Já conseguiu assimilar isso? Só eu tenho a impressão que esse ano passou muito rápido? Então tire esses últimos dias para analisar suas ações profissionais e se prepare para o novo ano que está por vir!

Vamos dar um UP na sua vida profissional em 2020? Estou aqui para te ajudar! Vamos conversar sobre o seu futuro?