Quer aprender e, ao mesmo tempo, se divertir? Então dê uma olhada nessa seleção de seriados que tratam sobre o mercado de trabalho!

Muitas vezes, as séries se aproximam da vida real, o que faz delas um retrato de nossos cotidianos. Mais interessante ainda é quando podemos aliar informação e entretenimento enquanto as assistimos.

Sendo assim, como boa parte de nossas vidas são passadas no ambiente de trabalho, nada mais legal do que ver seriados que refletem isso. Por meio deles, é possível ponderar sobre nossos comportamentos e até mesmo obter dicas sobre esse universo.

A seguir, você encontrará algumas indicações de séries que seguem a esse propósito.

 

1 – Iron Fist (Punho de Ferro)

Indo na onda de seriados inspirados nos quadrinhos, Iron Fist conta a história de Danny Rand (Finn Jones), um rapaz que, após passar 15 anos longe, e ser dado como morto, retorna a Nova York com poderes especiais.

A história parece estar muito longe do mundo do mercado de trabalho, mas se engana quem pensa que ela só traz a velha luta entre o bem contra o mal. Como pano de fundo da trama principal (Danny combatendo a corporação criminosa “The Hand”), temos uma luta ainda mais ferrenha entre os líderes que comandam a Rand Comporation, empresa que pertence à família do protagonista. Em meio aos problemas que nascem com a volta do herdeiro da corporação, existe uma  transição constante em sua liderança, pois os diferentes diretores não conseguem manter a estabilidade emocional, assim, vemos a história mudar a ponto de afetar os poderes do herói.

Isso nos mostra, então, o papel de um bom líder, tanto na vida real, quanto na ficção. Ele é aquele que deve ter a capacidade de fornecer boas condições para que o trabalho de seus colaboradores aconteça de forma eficiente e, para isso, é preciso saber manter o foco e não fraquejar em momentos de crise, conhecer as suas estratégias. Tudo isso era exatamente o que os líderes da empresa da série não conseguiam fazer, provocando mudanças catastróficas na história.

 

2 – House

Se o assunto é trabalho em equipe e bom relacionamento, existe um seriado que, com certeza, tem um ótimo exemplo a não ser seguido: o médico Gregory House (Hugh Laurie).

A série é uma grande fonte de informação sobre a área, com desfechos instigantes que provocam admiração pelo médico, mas como líder da equipe, House deixa muito a desejar. Mau humorado e avesso à comunicação, gera o ódio em seu ambiente de trabalho, o que afeta significativamente o desempenho da equipe.

Para conduzir seu negócio ao caminho do sucesso, acima de tudo, é preciso ser um bom comunicador, que consiga estabelecer uma boa relação com todos. Por isso, House retrata tão bem o líder que nenhuma empresa merece ter.

 

3 – Girlboss

Procurando uma história para se inspirar? Então “Girlboss” pode te ajudar.  A série é baseada na vida da empresária Sophia Amoruso, fundadora da marca Nasty Gal, comércio de roupas que surgiu como uma conta no e-Bay, virou e-commerce e chegou a ter dois espaços físicos em pontos disputados de Los Angeles.

A história é contada antes do sucesso da empresária, que trocando constantantemente de emprego, decide vender roupas de brechó na internet. Um bom exemplo de como o planejamento é importante para a construção de uma carreira sólida, a série expõe os desafios e contratempos que todo gestor enfrenta ao iniciar um projeto. Ao final, aprendemos que o foco, o investimento e o autoconhecimento são importantes para qualquer trabalho.

 

E você, tem uma história para contar sobre o seu papel na empresa? Se considera um bom líder?

Contar histórias pode ser a melhor forma de alavancar sua carreira e, ainda, obter a segurança e autoridade que você deseja.

Não sabe como? Clique aqui e veja como.