Preciso abrir meu coração: você sabia que um líder só é líder, de verdade, a partir do momento em que ele age como um líder?

 

Que tipo de líder você gostaria de ter? Um parceiro, conselheiro, disposto a ajudar a qualquer momento? Um líder que está antenado a todos os assuntos da empresa?

 

Pois bem, um líder não nasce líder, ele se torna um líder de verdade quando começa a coordenar a sua equipe. Ou seja, quando está envolvido em todos os assuntos da sua equipe e domina a arte da Comunicação – seja oral ou escrita – sendo conciso, claro, coerente, objetivo e, acima de tudo, persuasivo.

 

E você pode ter certeza de que a liderança é uma arte que se baseia na influência. E influenciar, como sempre afirmo, “é promover uma transformação” sem punições ou ameaças, essencialmente pautada na credibilidade.

 

E para você que quer ser o líder que sempre desejou ter e que pretende alcançar o sucesso, vou dar 4 dicas importantes:

 

 

  • Acredite e confie em você

 

Antes de coordenar uma equipe, você precisa confiar em seu potencial como líder e acreditar que você não está no cargo por um acaso. Você tem potencial! Mas, cuidado, não deixe o “poder” da sua posição dominar você. Controle o seu ego. Afinal, um líder trabalha junto com sua equipe!

 

 

  • “Think outside the box”

 

Conheça o diferente, ouça seus colaboradores (e, também, os seus competidores) e seja criativo. Mantenha-se sempre informado e traga novidades para a sua empresa, até porque vivemos no século 21, época em que toda novidade se torna desatualizada em questão de semanas, dias, minutos.

 

 

  • Não tenha medo de errar

 

Somos todos humanos, não somos? Automaticamente, todos sentimentos medo. O que é normal. E quando você, como líder, erra, demonstra que é uma pessoa normal, passível de erros, mas que tem como diferencial a premissa de aprender com eles e se aprimorar.

 

 

  • Dê algo de volta à sua equipe

 

Seja generoso. Reconheça e retribua o esforço da sua equipe. Dê feedbacks positivo. Incentive a sua equipe a continuar empenhada e motivada.

 

Fazem sentido essas dicas? Eu preparei elas especialmente para você, que deseja ser o case de liderança em sua empresa. E, se você quiser saber mais dicas, aprimorar suas técnicas de liderança, clique  aqui para conhecer o Melhor Curso de Argumentação para Líderes. Garanto que você, com o método ideal, vai conquistar a influência e a credibilidade que merece, e ainda dominará a arte da liderança!