Diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, a autoridade no meio corporativo não está relacionada exclusivamente à posição hierárquica que um colaborador ocupa na empresa. Deixa eu te explicar melhor: é bem provável que você já tenha visto alguém ocupando uma posição relevante em determinada empresa, como um gerente ou um coordenador, por exemplo, mas que não consegue atrair sua equipe ou influenciá-la sem que, para isso, tenha que ser autoritário ou arrogante, não é mesmo?

 

Pois bem! A autoridade, nem sempre inerente ao cargo, é uma característica que leva tempo para ser construída e que tem que soar de maneira natural, ou seja, a palavra do profissional que conquistou sua autoridade tem que ser capaz de encantar e persuadir sua equipe, sem que seja necessário se mostrar superior e impor uma decisão. Nesse sentido, cabe a pergunta:

 

No seu ambiente profissional, você precisa ser autoritário para garantir sua autoridade?

 

O gestor autoritário geralmente passa uma impressão negativa aos seus colaboradores, que tendem a enxergar suas ações como ameaças, uma vez que, se não cumprirem determinada ordem, podem ser penalizados por isso. Em situações como essa, qual a principal motivação dos funcionários? O medo!

 

Você já pensou qual seria o resultado se um colaborador acatasse as suas decisões apenas por medo? Certamente a qualidade do trabalho estaria comprometida, pois a dedicação e o empenho não seriam os mesmos, se esse não acreditasse em você e na efetividade do planejamento e das metas traçadas.

 

É como eu digo nos meus treinamentos: o gestor, o líder tem que inspirar confiança, tem que despertar a admiração da equipe. Só assim será possível observar o real comprometimento dos colaboradores e vê-los ficarem felizes por terem concordado com você e por fazer aquilo que você propôs! Porque é assim que a autoridade é construída: você tem que ser o espelho da sua equipe, ela tem que enxergar em você um modelo, uma exemplo a ser seguido. Com isso, você não precisará de muito esforço para que sua palavras tenham credibilidade e aceitação, para que o comprometimento se estabeleça a longo prazo, afinal, quem vai pôr à prova as decisões de um profissional habilidoso e que pensa no bem comum?

 

Como se comporta um profissional que conquistou sua autoridade?

 

É simples! E eu vou te contar o porquê.

 

A autoridade é construída a partir do modo como você enxerga e exerce o poder. Se você tem conhecimento sobre o assunto e exerce o seu papel de liderança tentando mostrar aos seus colaboradores as vantagens de seguir determinada direção porque ela trará recompensas à equipe e à empresa como um todo e – mais do que isso – se, em momentos de escolhas e tomadas de decisões, você se abre a propostas e sugestões e demonstra transparência, coerência e segurança, pronto! Sua equipe não só vai respeitar e acatar o que foi decidido, como também vai reconhecer que não poderia ter sido feita escolha melhor!

 

Por outro lado, se você toma decisões de forma rude e sem critérios muito bem definidos, baseadas apenas nos benefícios que elas trarão a você ou a pessoas a quem você estima, você jamais conquistará sua autoridade perante sua equipe, limitando-se a um chefe autoritário e pouco respeitado no ambiente profissional.

 

Essa são algumas dicas fáceis de serem aplicadas para você se destacar no seu ambiente profissional. Mas, caso você queira saber um pouco mais sobre estratégias de persuasão e influência para construir sua autoridade junto à sua equipe, clique aqui e conheça o meu programa de mentoria, você vai aprender táticas infalíveis que farão toda a diferença!