Com o mundo cada vez mais digitalizado o papel foi deixado de lado, não é mesmo? Mas você sabia que utilizar a velha combinação de papel e caneta pode aumentar sua produtividade?

Quando falo isso as pessoas ficam impressionadas e me respondem: “Mas Laila, o celular é tão prático hoje em dia, papel é ultrapassado”. Será mesmo que o papel é ultrapassado? 

Você sabia que em média o brasileiro fica 3 horas no celular por dia? É isso mesmo, 3 horas. O Brasil é o 5º país que gasta mais tempo no celular, segundo o relatório do Estado de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, considerando um dos mais completos do mundo.

Nos tornamos dependentes de um pequeno aparelho e que pode nos deixar na mão. Aposto que seu celular já deu problema no momento em que você mais precisou, não é mesmo? Travou, ficou sem bateria ou não fez backup dos seus arquivos.

Além disso, o celular dispersa nossa atenção com muita facilidade, não acha? Já tentou ler um livro ou artigo no celular sem ficar olhando as notificações que chegam a todo momento?

É por isso que defendo a utilização do papel! Existe coisa melhor do que pegar um livro novinho na livraria e sentir o cheiro do papel novo? O papel nos proporciona uma experiência totalmente diferente. 

Ao ler um livro é possível se concentrar melhor no assunto, se aprofundar e assimilar melhor as informações, e com a escrita não é diferente. Ao pegar a caneta e o papel conseguimos focar no objetivo principal, escrever. 

Uma pesquisa da linguista americana Naomi Baron mostra que ler e escrever no papel é, na maioria das vezes, melhor para o cérebro. 

A pesquisadora estudou os hábitos de leitura de 300 estudantes universitários e detalhou no seu livro “Words Onscreen: The Fate of Reading in a Digital World” (“Palavras na Tela: O Destino da Leitura num Mundo Digital”). Nessa pesquisa a linguista detalha que 92% dos estudantes disseram que se concentram melhor com papel e caneta!

 

Com a chegada do mês de dezembro, as festas do fim de ano e o cansaço, está difícil ser produtivo? Veja como aumentar sua produtividade ainda esse ano.

 

Então, vamos lá! Quando é melhor usar o papel e a caneta e ser mais produtivo?

O papel é um ótimo aliado para quando você precisa lembrar de algo. A boa e velha agenda pode ser sua amiga na hora de organizar datas e horários de reuniões e para anotar informações importantes.

Outra forma de utilização que pode te ajudar é escrever o discurso de uma reunião ou palestra, ao fazer isso, manualmente você pode melhorar a sua memorização. E não esqueça das anotações! Quando estiver participando de uma reunião se liberte das tecnologias, o papel e a caneta são a melhor opção para ter mais atenção no assunto e melhor aproveitamento.

Mais um benefício é a concentração! Quando você utiliza o papel para ler ou escrever, seu foco na atividade é aumentado, uma vez que as notificações não vão atrapalhar a seu desempenho. Se você precisar concluir um projeto importante ou se interessar pela leitura, considere utilizar o papel em vez do aparelho celular.

Os papéis autocolantes também podem ser nossos aliados! Lembretes e informações importantes devem ficar a nossa vista, então nada melhor que um papel colorido chamando a sua atenção no seu ambiente de trabalho. 

Eu particularmente utilizo sempre essa dupla infalível, me ajuda a colocar as ideias no lugar e escrever de forma coerente. Com uma caneta na mão elaboro melhor meus argumentos e você?

Vamos praticar a escrita de forma convencional e melhorar sua concentração? Comece agora mesmo e sinta a diferença.