Você sabia que, muito provavelmente, você pratica a leitura durante 8 horas diárias?

Sim, ao longo do seu dia você está em contato com a comunicação escrita, seja na hora de ler e-mails, acessar portais e sites, checar as redes sociais etc.

Aliás, você sabia que a leitura pode te projetar para frente em sua carreira? O que eu quero dizer é que essa ação que você faz todos os dias, a leitura, quando feita de acordo com determinada técnica, pode aumentar sua influência e poder?

A essa técnica darei o nome de Leitura 3D. Por isso, conheça a Leitura 3D, que representa uma parte essencial da comunicação empresarial.

Mas, o que seria essa Leitura 3D?

Antes de explicar no que consiste essa técnica, quero saber se você já assistiu a algum filme 3D. Sabe, o filmes em que usamos aqueles óculos e temos a impressão de que o filme está saltando da tela?

Ou já viu alguns desenhos de artistas muito talentosos que, mesmo sem nenhum apetrecho, parecem saltar para fora do papel?

Então! Esse é o conceito que está por trás da Leitura 3D.

Imagem 3d
Fonte <http://densoner.weebly.com/store/p5/graffiti_3D_red.html

Você deve estar se perguntando: mas como assim, Laila? Como o texto vai saltar para fora do papel?

Veja bem, não é o texto que vai saltar para fora – é você que vai usar as informações que estão naquele texto para “projetar”, ou seja, alavancar sua carreira.

E como você pode aplicar isso em seu dia a dia? Para te ajudar na Leitura 3D, vou mostrar uma estratégia primordial que vai influenciar todas as suas leituras daqui pra frente.

Objetivo definido

Importantíssimo: tenha sempre um objetivo com a sua leitura. Mas fique atento, pois esse objetivo não deve ser apenas aquilo que você pretende ler, mas o que você quer conseguir com o que lê.

Por exemplo, seu objetivo principal é conseguir se destacar no seu trabalho? Conseguir uma promoção?

Saiba que a leitura é um meio para chegar no seu objetivo.

De acordo com a Folha de São Paulo, muitos autores contemporâneos que desenvolvem pesquisas sobre neurociência afirmam que nossa atenção é sempre setorizada.

Mas como assim setorizada?

Graças ao grande número de informações com que somos bombardeados todos os dias, nosso cérebro é praticamente obrigado a selecionar o que é mais importante.

Ao definir um objetivo, definimos o que é mais importante para nós ao consultar aquele texto – desde uma matéria de jornal até um longo documento jurídico. Colocamos nosso objetivo no centro e reunimos as informações ao seu redor – assim, temos cada vez mais ações e argumentos para conseguir aquilo que queremos.

Ficou muito confuso? Vamos pensar em uma situação prática.

Vamos supor que no mural de avisos da sua empresa existe um aviso:

“Jantar Beneficente na Empresa – Hoje às 20h”.

O que você faria com esse anúncio?

Diante dessa situação, podemos dizer que a há 4 perfis de pessoas..

Perfil 1

Profissionais classificados no perfil 1, ao entrarem em contato com o aviso, acreditam que aquela mensagem não tem nada a ver com eles. Ou seja, nenhuma reação é tida.

“Afinal, se fosse realmente importante, alguém teria feito uma convocação oficial, não é mesmo?”. Assim, ela não se envolve, embora tenha efetivamente lido o bilhete.

Perfil 2

Por sua vez, profissionais do perfil 2 veem o aviso e ficam curiosos.

“Qual será a entidade beneficiada? Será que farão uma boa arrecadação?”. Mas como também pensam que não é com eles, podem até perguntar para uma ou duas pessoas, mas não se preocupam mais com o assunto.

Perfil 3

Aqueles que se encaixam no perfil 3, leem o aviso e se interessam, isso porque acreditam que será um bom meio de se divertir e fazer algo para ajudar a instituição.

Essa já é uma atitude proativa, não? Mas a Leitura 3D vai ainda além.

Perfil 4

O perfil 4 são aqueles profissionais que olham o anúncio e, de fato, aplicam a Leitura 3D. Ou seja, eles leem aquele aviso com um objetivo.

Como eles desejam crescer na empresa e assumir posições de liderança, eles veem nesse jantar beneficente uma excelente oportunidade. Uma oportunidade não apenas de fortalecer suas relações profissionais, como também de estabelecer conexões com autoridades que estiverem participando desse jantar.

Dependendo de sua estratégia profissional, ela pode até mesmo oferecer-se para ajudar na organização desse evento ou oferecer uma ajuda com as palestras que ocorrerão.

Entenda que, em relação a esse jantar beneficente, a leitura 3D mostra que esse o texto de divulgação é muito mais do que um anúncio. Aqueles que fazem uso da leitura 3D não veem como um convite, mas sim uma oportunidade. Veja bem, não está escrito “convido”, mas tem um convite subentendido. Aquilo que é dito sem ser dito são os implícitos do texto. Então, colocar os óculos 3D é saber ler os implícitos.

Entende? Muitas outras atitudes poderiam ser realizadas dependendo do objetivo da pessoa que lê aquele bilhete.

Essas atitudes que vão muito além da informação lida –  elas geram ação a partir da informação. Não ações simples, mas ações que surpreendem, fazem com que você se posicione perante aquilo e, com isso, conquiste mais influência e mais poder.

Assim, a Leitura 3D faz exatamente isso por você: te “projeta” para frente em sua carreira e te ajuda a ver oportunidades em um lugar onde as outras pessoas veem apenas informação.

Isso seria um grande diferencial em sua carreira, não é mesmo?

Gostou dessa técnica? Quer aprender mais sobre como a comunicação pode te ajudar a alavancar sua carreira profissional? Conheça já o curso Redação Empresarial 3.0!