Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Laila Vanetti, linguista e especialista em Persuasão e Liderança, fala ainda sobre a diferença entre um líder e um influenciador digital

 

A tendência de ser um influenciador digital explodiu na era da internet. Atualmente, podemos ver diversos canais de vídeo, podcasts, blogs e páginas do Facebook  sobre diversos assuntos.

Mas influenciar, comunicar, transmitir não é um perfil de comportamento novo criado recentemente – isso já se aplicava há muitos anos, com os líderes de empresas.

E, levando isso em conta, precisamos nos atualizar. Queira ou não, os influenciadores são as novas referências para os jovens e para milhares de colaboradores no mundo, e, por isso, é importante se abrir para essa nova tendência. Segundo pesquisa feita pela revista Forbes, 89% das pessoas adquirem conhecimento para a vida e para o trabalho por meio da internet.

Mas se é uma tendência que já existia e foi “atualizada”, o que os influenciadores digitais aprenderam com os líderes de empresa?

Mais ainda: o que os líderes de empresa podem aprender com os influenciadores digitais para alavancar a empresa?

O Programa Jornal Pan News, da Rádio Jovem Pan, na semana passada conversou com Laila Vanetti, diretora da Scritta, linguista e especialista em Persuasão e Liderança, sobre as diferenças, semelhanças e benefícios de um líder de empresa e um influenciador digital.

Segundo Laila, ambos os perfis (líder e influenciador) têm um poder de comunicação muito forte, e a preocupação de influenciar e externar quem está ao redor com suas opiniões, convicções e conhecimento. “O influenciador digital faz isso com mais facilidade. Nos últimos dez anos, um poder de comunicação maior vem sendo mais cobrado dos líderes”, afirma.

Além disso, apesar de falarem para públicos diferentes, tanto o líder quanto o influenciador têm como função importante o planejamento – para passar a mensagem correta para o público, transmitir as suas ideias e gerir a equipe.

 

Mas, afinal, como se tornar um comunicador de sucesso??

A “pergunta de ouro” como dita pelo repórter Fernando Martins da Jovem Pan, foi respondida com precisão por Laila Vanetti: “Se você ambiciona tudo isso, você tem que estar preparado para o desenvolvimento de habilidades e competências que vão muito além de “fórmulas de se falar e de se escrever bem”, como estratégias e habilidades que você vem desenvolvendo desde a infância”, diz.

Entretanto, a intensificação de algumas habilidades e competências podem te levar ao objetivo final! Por isso, listamos aqui as 4 características mais importantes listadas pela especialista para ser um comunicador assertivo e de sucesso:

1-Mudar de atitude

A mudança da visão, de que  se pode dizer tudo de qualquer maneira e a qualquer hora, de que a sua opinião tem que se sobrepor às opiniões dos outros e a sua fala unidirecional – ou seja, você fala e o outro tem que ficar quietinho ouvindo. Isso está ultrapassado!

2- Fazer perguntas

Uma grande estratégia de comunicação é fazer perguntas, interagir com o outro. Além disso, outra estratégia muito eficaz é antecipar o que você vai dizer, ou melhor, o que você vai responder ao que será perguntado. Essa é uma estratégia que mostra que você é capaz de, empaticamente, perceber as possíveis dúvidas do outro.

3- Ter foco

Saber o que você quer e aonde você quer chegar, isto é, ter foco, também tem um papel imprescindível. Chegar em uma situação comunicativa ideal, conquistar a confiança do outro, a opinião do outro, o “sim” do outro. Porque todas as nossas falas têm um único objetivo: obter o “sim” do outro lado.

4- Ser persistente

Ser persistente faz muita falta e tem um papel determinante na conquista do objetivo de se tornar um grande comunicador, um grande líder, com reconhecimento e autoridade!

E você , já é um comunicador? Quais dessas características possui?

Se você quer saber mais e sente que ainda precisa adquirir ou exercitar alguma das habilidades para se tornar um comunicador de sucesso, nós podemos te ajudar! É só clicar aqui.

Acompanhe agora a entrevista para a Jovem Pan na íntegra: